ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DO CAIS DO SODRÉ


MIP - Monumento de Interesse Público, Portaria n.º 658/2012, DR, 2.ª série, n.º 215 de 07 novembro 2012 (Estação Ferroviária).

Após ter sido concluída, em 1895, a «Linha de Cascais» foi arrendada, em 1917, pela «Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses» à «Sociedade Estoril» para a sua eléctrificação.

A inauguração da eléctrificação da Linha de Cascais deu-se a 15 de Agosto de 1926, com a partida da primeira composição de tracção eléctrica, da primitiva Estação do Cais do Sodré, feita ainda em madeira.



Automotora eléctrica belga «Baume & Marpent» da «Sociedade Estoril» em 1928 (Restos de Colecção)


Encomendada pela Sociedade Estoril, à data detentora da exploração da linha férrea, a estação do Cais do Sodré, foi inaugurada em 18 de Agosto de 1928. Foi construída, entre os anos 1926 e 1928, pela empresa «Estoril-Construtora» segundo um modernista projecto de arquitectura de Porfírio Pardal Monteiro (Arq.º) e um projecto de estrutura de betão do engenheiro Augusto Vieira da Silva.
Em termos construtivos, convive uma solução de estruturas metálicas decoradas a superfícies envidraçadas, com a abertura de grandes vãos, só permitidos pela introdução do novo material construtivo do século XX: o betão armado. É ainda a utilização deste novo material que permite a introdução de um arco em circunferência e de uma pala fechada na fachada.
A linguagem decorativa prima pela concepção Arts Déco, numa forte linguagem geométrica e planificada de associação à estrutura do edifício. Os baixos relevos e painéis de azulejo aqui existentes apresentam alegorias de culto à máquina e ao trabalho.





Estação composta por um edifício de 3 corpos justapostos numa espécie de U que no vão central produz um amplo salão coberto por estrutura de ferro e telha que antecede a extensa área de vias férreas paralelas ao Rio Tejo e à Avenida Vinte e Quatro de Julho. 




A Sociedade Estoril, que pertencia ao empresário Fausto Cardoso de Figueiredo, veio a tornar-se concessionária da Linha de Cascais em 1917 e posteriormente proprietária do Casino do Estoril, das Termas do Estoril (futuro Hotel do Parque) e do Palácio Hotel.

1925 - elaboração do projecto para a empresa "Sociedade Estoril";
1926 - 15 de Agosto saía desta Estação o comboio que inaugurava a exploração eléctrica da Linha de Cascais. 
1928, 18 agosto - inauguração da estação;
1963, 28 de Maio – obras para aumentar o n.º de linhas provocam o desabamento da cobertura (morreram 49 pessoas e 61 feridos);
1993 - construção da Estação de Metro do Cais do Sodré, em ligação com a estação ferroviária, conforme projeto de Nuno Teotónio Pereira;
1998 - remodelação da estação conforme projeto do arquiteto Nuno Teotónio Pereira;
2000 - construção da Estação Fluvial conforme projeto do arquiteto Nuno Teotónio Pereira;
2012, 30 janeiro - projecto de decisão relativo à classificação como Monumento de Interesse Público e fixação da respectiva Zona Especial de Protecção do edifício, publicado em Anúncio 1216 /2012, DR, 2.ª série, n.º 15.




Dentro do edifício principal da Estação Ferroviária do Cais do Sodré está instalado o Sunset Destination Hostel, que detém um magnífico terraço com uma pequena piscina e vista sobre o Rio Tejo.  A estação está muito bem localizada, com muito comércio e restauração ao redor. O comboio faz a ligação entre a cidade e as praias do Estoril, Carcavelos, Parede ou Cascais, em apenas 30 minutos. A tarifa diária inclui pequeno-almoço com pão caseiro, fruta, compotas, manteiga e até crepes. Para além disso, o hostel tem cozinha, o que permite preparar outras refeições.







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