ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DO CAIS DO SODRÉ
MIP - Monumento de Interesse Público, Portaria n.º
658/2012, DR, 2.ª série, n.º 215 de 07 novembro 2012 (Estação Ferroviária).
Após ter sido concluída, em 1895, a «Linha de Cascais»
foi arrendada, em 1917, pela «Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses» à
«Sociedade Estoril» para a sua eléctrificação.
A inauguração da eléctrificação da Linha de Cascais
deu-se a 15 de Agosto de 1926, com a partida da primeira composição de tracção
eléctrica, da primitiva Estação do Cais do Sodré, feita ainda em madeira.
Automotora eléctrica belga «Baume & Marpent» da «Sociedade Estoril»
em 1928 (Restos de Colecção)
Encomendada pela Sociedade Estoril, à data detentora da
exploração da linha férrea, a estação do Cais do Sodré, foi inaugurada em 18 de
Agosto de 1928. Foi construída, entre os anos 1926 e 1928, pela empresa
«Estoril-Construtora» segundo um modernista projecto de arquitectura de
Porfírio Pardal Monteiro (Arq.º) e um projecto de estrutura de betão do
engenheiro Augusto Vieira da Silva.
Em termos construtivos, convive uma solução de estruturas
metálicas decoradas a superfícies envidraçadas, com a abertura de grandes vãos,
só permitidos pela introdução do novo material construtivo do século XX: o
betão armado. É ainda a utilização deste novo material que permite a introdução
de um arco em circunferência e de uma pala fechada na fachada.
A linguagem decorativa prima pela concepção Arts Déco,
numa forte linguagem geométrica e planificada de associação à estrutura do
edifício. Os baixos relevos e painéis de azulejo aqui existentes apresentam
alegorias de culto à máquina e ao trabalho.
Estação composta por um edifício de 3 corpos justapostos numa espécie de U que no vão central produz um amplo salão coberto por estrutura de ferro e telha que antecede a extensa área de vias férreas paralelas ao Rio Tejo e à Avenida Vinte e Quatro de Julho.
A Sociedade Estoril, que pertencia ao empresário Fausto
Cardoso de Figueiredo, veio a tornar-se concessionária da Linha de Cascais em
1917 e posteriormente proprietária do Casino do Estoril, das Termas do Estoril (futuro
Hotel do Parque) e do Palácio Hotel.
1925 - elaboração do projecto para a empresa
"Sociedade Estoril";
1926 - 15 de Agosto saía desta Estação o comboio que
inaugurava a exploração eléctrica da Linha de Cascais.
1928, 18 agosto - inauguração da estação;
1963, 28 de Maio – obras para aumentar o n.º de linhas
provocam o desabamento da cobertura (morreram 49 pessoas e 61 feridos);
1993 - construção da Estação de Metro do Cais do Sodré,
em ligação com a estação ferroviária, conforme projeto de Nuno Teotónio
Pereira;
1998 - remodelação da estação conforme projeto do
arquiteto Nuno Teotónio Pereira;
2000 - construção da Estação Fluvial conforme projeto do
arquiteto Nuno Teotónio Pereira;
2012, 30 janeiro - projecto de decisão relativo à
classificação como Monumento de Interesse Público e fixação da respectiva Zona
Especial de Protecção do edifício, publicado em Anúncio 1216 /2012, DR, 2.ª
série, n.º 15.
Dentro do edifício principal da Estação Ferroviária do
Cais do Sodré está instalado o Sunset Destination
Hostel, que detém um magnífico terraço com uma pequena piscina
e vista sobre o Rio Tejo. A estação
está muito bem localizada, com muito comércio e restauração ao redor. O comboio
faz a ligação entre a cidade e as praias do Estoril, Carcavelos, Parede ou Cascais,
em apenas 30 minutos. A tarifa diária inclui pequeno-almoço com pão
caseiro, fruta, compotas, manteiga e até crepes. Para além disso, o hostel tem cozinha, o que permite preparar outras
refeições.
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