A Festa de Carnaval dos Caretos de Podence (Macedo de Cavaleiros) já integra a lista de Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
Na aldeia de Podence, em Macedo de Cavaleiros, o Carnaval é vivido com muita intensidade e cor.
Com o obejctivo de "chocalhar" as mulheres, os homens da aldeia escondidos por detrás de máscaras de lata e respetivos fatos com franjas de lã, saem às ruas e fazem a festa.
Personagens principais, os Caretos, grupo constituído por homens, de diversas idades, independentemente do seu estado civil, fazem-se acompanhar de grupos de Facanitos, crianças mascaradas com fatos de Careto e grupos de Matrafonas ou Marafonas, constituídos mais frequentemente por raparigas do que por rapazes, mascarados com “roupas de velha”, e que são não são objeto de quaisquer chocalhadas dos Caretos.
Momento alto da festa é a noite de segunda-feira de Carnaval, quando tem lugar o Pregão Casamenteiro, protagonizado por um grupo de homens que, em tom jocoso, anunciam alianças matrimoniais e os respetivos dotes.
A partir deste ano, e para efeitos de valorização e salvaguarda do Património Cultural Português, a Festa de Carnaval dos Caretos de Podence (Macedo de Cavaleiros) integra a lista de Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
A partir deste ano, e para efeitos de valorização e salvaguarda do Património Cultural Português, a Festa de Carnaval dos Caretos de Podence (Macedo de Cavaleiros) integra a lista de Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
Este ano vá viver um original, tradicional e genuíno Carnaval Português, aproveite o que de melhor esta terra tem para oferecer.
25 a 28 de fevereiro, em Podence e Macedo de Cavaleiros.
São 4 dias de animação à volta dos Caretos de Podence.
O som dos chocalhos é o mais ouvido, a correia e o colorido dos fatos é o mais visto.
Macedo de Cavaleiros recebe o primeiro desfile do Carnaval, na noite de sábado, dia 25.
Foliões de todas as associações e instituições do concelho, preparam um desfile nocturno,
onde não faltam os Caretos de Podence e a queima do Entrudo no Jardim 1º de Maio para
“abrir o apetite” para os dias restantes em Podence.
A animação conta com várias propostas, nomeadamente passeios pedestres, raids
fotográficos, pregões casamenteiros, concertos tradicionais, queimada, apresentações de
livros, exposições, para além de um festim gastronómico, o Festival Gastronómico do
Grelo, que conta com o apoio de 23 restaurantes aderentes em todo o concelho.
Fontes:
http://www.patrimoniocultural.pt/pt/news/comunicados/inscricao-da-festa-de-carnaval-dos-caretos-de-podence-macedo-de-cavaleiros-no-inventario-nacional-do-patrimonio-cultural-imaterial/#sthash.l4e96vxo.dpuf
http://www.cm-macedodecavaleiros.pt/frontoffice/pages/319?news_id=1233
Comentários
Enviar um comentário