LISBOA TEM UM DOS MAIS BELOS JARDINS DO MUNDO




 O Jardim do Palácio dos Marqueses de Fronteira, em Lisboa, foi um dos 250 escolhidos para figurar na lista dos melhores jardins do mundo, uma edição da Phaidon - The Gardener’s Garden, que serve de inspiração a estudantes e profissionais do design e plantação de jardins.




Com base nesta obra, a Condé Nast Traveler, uma edição espanhola de turismo de luxo, escolheu os seus 10 jardins preferidos, cabendo novamente um lugar de destaque, ao jardim lisboeta.
O jardim é descrito como um lugar onde existe harmonia entre o homem e a natureza, talvez numa das criações mais belas de Portugal. O cenário apresenta-se numa paleta de cores proeminentemente em tons de verde e azul, onde coexistem diversas espécies de plantas e árvores em comunhão com fontes exuberantemente decoradas com estatuária e painéis de azulejos azuis e brancos.






O palácio foi mandado construir por D. João de Mascarenhas, o primeiro marquês de Fronteira, no século XVII, tendo posteriormente sofrido significativas campanhas de obras, nomeadamente a sua reconstrução e ampliação pós terramoto.
A decoração de todo o espaço arquitetónico é digno de nota, salientando-se a profusão de azulejaria historiada e alegórica, a ornamentação das diversas salas com estuque, a utilização de mármore e pintura marmoreada e a aplicação de balaustrada nas escadas.






O Palácio, jardins, horta e mata dos Marqueses de Fronteira estão classificados como MN – Monumento Nacional, segundo o Decreto n.º 28/82, I Série, n.º 47, de 26.02.1982.




Comentários

Mensagens populares