Biblioteca da Academia das Ciências de Lisboa - BIBLIOTECAS COM HISTÓRIA I






A Academia das Ciências de Lisboa inclui uma das mais importantes bibliotecas do País, resultante da reunião do seu próprio espólio ao da "Livraria" do Convento de Jesus, da ordem Terceira, após a extinção deste e subsequente outorga por D. Maria II (1834) do edifício e seu conteúdo à Academia.

A biblioteca é rica de obras de carácter cientifico. Além de documentação portuguesa, estão representadas muitas outras proveniências, sendo de realçar, núcleos islâmicos e chineses, a par de obras espanholas e de outros países europeus.

Uma das peças mais antigas é um pergaminho do início do séc. XII com uma doação da rainha D. Teresa e seu filho, D. Afonso Henriques.

Parte está instalada num imponente salão, hoje o Salão Nobre da Academia, que faz parte de um edifício erigido após o terramoto de 1755 e acrescentado ao Convento. 

São notáveis as decorações das estantes, o conjunto de pinturas do tecto atribuídas a Pedro Alexandrino, a própria mesa da Presidência e o friso de bustos de personalidades  notáveis que domina o espaço.




Biblioteca Nacional - Página InicialEça de Queirós
Tenho presente a comunicação em que V. Exª se digna anunciar-me que a Academia Real das Ciências de Lisboa me nomeou seu sócio correspondente.Carta a Latino Coelho, 25 Maio 1883





Sessão da Academia Real das CiênciasSessão inaugural na Academia Real das Ciências
Grav., Alberto/Macedo
In O Ocidente, 1880, vol. 3, p. [165]
BN J. 3113 M.
  Lugares Queirosianos
Página Inicial





Localização: R. da Academia das Ciências, 19/ 1249-122 Lisboa. Telefone: (351) 213219730. E-mail:geral@acad-ciencias.pt

Comentários

Mensagens populares