O Convento de Jesus reabre as portas ao público mais de duas décadas depois!






O Convento de Jesus, monumento do período manuelino, em Setúbal, reabre as portas ao público no dia 20 de junho, após obras de requalificação no valor de 3,2 milhões de euros.
Segundo a Câmara Municipal de Setúbal, as intervenções realizadas no Convento de Jesus centraram-se na ala poente do primeiro piso, já recuperado para reabertura ao público, que acolhe o acervo do Museu de Setúbal, incluindo, numa fase posterior, a Galeria de Pintura Quinhentista.
As obras tiveram como principal objetivo a criação de um local com as características necessárias para que a população possa visitar o espólio museológico de forma condigna, proporcionando, ao mesmo tempo, condições técnicas para a melhor preservação daquele património histórico e cultural.


Na ala poente, além do reforço de todas as infraestruturas, foi efetuada a substituição integral de pavimentos e revestimentos das paredes, a remodelação do sistema elétrico e a instalação de redes de comunicação e de um sistema de climatização.
Construído no final do século XV, em terrenos cedidos à Coroa por um particular, o Convento de Jesus foi residência de freiras de um ramo da Ordem Franciscana, até 1888, e albergou o Hospital do Espírito Santo, que ali funcionou sob administração da Santa Casa da Misericórdia até 1959, data em que foi inaugurado o Hospital Distrital de Setúbal.


 Classificado como Monumento Nacional desde 1910, o Convento de Jesus acolhe, desde o início da década de 60 do século XX, as instalações do Museu de Setúbal, acervo com diversas coleções artísticas, arqueológicas, históricas e documentais de elevado valor, algumas com dimensão internacional.
Apesar da reabertura anunciada para dia 20 de junho, algumas zonas do Convento vão permanecer fechadas ao público, dado que ainda não houve disponibilidade financeira para a realização das obras necessárias, com um custo adicional na ordem dos 6 a 7 milhões euros.
A Câmara de Setúbal assegura, no entanto, que vai continuar a desenvolver esforços para a recuperação total daquele que é considerado o principal monumento da cidade.
Fonte: Diário Digital com Lusa Relacionado

Comentários

Mensagens populares