Estradas com História


Parte das estradas onde hoje circulamos fazem parte do extraordinário legado deixado pelo Império Romano, que vislumbrou na construção de um sistema viário à escala global a fórmula,  de dominar e desenvolver a vastidão do território conquistado.



Alguns séculos mais tarde, mais concretamente na segunda metade do século XIX, Portugal sentiu a necessidade de apostar novamente na construção de uma rede viária que fizesse chegar a civilização ao país ainda profundamente rural.
Daí surgiram algumas das mais fantásticas, bonitas e icónicas Estradas de Portugal.


Muitas delas cheiram a férias, povoam a nossa memória com aventuras e emoções.
Outras aguçam-nos o imaginário com o sabor a desconhecido.
Umas são quase eternas retas, outras fazem-se de sinuosas curvas e contra curvas.
Há aquelas que nos brindam com vistas deslumbrantes, pedaços de Céu na Terra.
Algumas atraiem-nos mais pelo pecado da gula... pontos de paragem obrigatória para abastecimento com melancias, melões e outras iguarias campestres...
A Gula, pecado esse que, chega, inclusivamente, a fazer-nos desviar a rota em busca daquela sandes, daquela empada, daquele bolo, daquele petisco sem igual...


No dia11 de novembro vai poder ficar a saber muito mais sobre - Estradas com História, no Encontros com o Património” a ter lugar na TSF,  aos domingos de manhã, depois do noticiário das 10h00, com repetição na segunda-feira, a partir das 23h00. 








Comentários

Mensagens populares