O MELHOR BOLO REI É NO...
Confeitaria Nacional: Bolo-rei já é nacional à conta da confeitaria
Foi Baltazar Castanheiro II, filho do fundador da Confeitaria Nacional que há mais de 185 anos trouxe de Paris a receita e a tornou Portuguesa.
Depois de colocada a salvo a receita mágica que transforma ingredientes vários numa coroa de sabores e cores, a pastelaria transformou esta recheada coroa num dos doces mais típicos e apreciados de Portugal.
Rui Viana Castanheiro, afirma que seu o tetravô trouxe a receita de Toulouse contrariando outros relatos que indicam que veio de Paris.
Esta a invenção remonta ao dos romanos que a confeccionavam de duas formas, ora com massa folhada no Norte de França, ora com massa brioche, como o bolo português, no Sul de França.
A Confeitaria Nacional é sistematicamente eleita como uma das que têm o melhor bolo-rei e uma referência do património arquitetónico, que o atual dono, Rui Viana, quis manter e recuperar.
Baltazar Castanheiro, o primeiro, construiu o edifício de raiz na Praça da Figueira, em Lisboa, e abriu ao público em 1829. Rezam as crónicas que depressa se tornou um espaço conceituado e, três décadas depois, nomeado fornecedor da casa real por D. Luís I. E é com o filho, o Baltazar II, que é inaugurado o primeiro andar, “um elegante salão com gabinetes esplêndidos”, noticia a imprensa.
As referências positivas à arquitetura da casa juntam-se aos elogios culinários e a casa prosperou. Vieram pasteleiros de Espanha e de França, trocaram-se outras receitas, os turistas juntaram-se aos fregueses habituais, sempre com o nome de Baltazar Castanheiro como referência.
Pastelaria Restelo - “O Careca”
A receita tem mais de 50 anos, tem fama no bairro e arredores e ganhou uma prova cega de bolos-rei feita pela Time Out há um par de anos. Habitualmente confundido com o bolo-rainha, pelo excesso de frutos secos e pela simplicidade na cor das frutas cristalizadas, é uma boa escolha para quem tenha pachorra de enfrentar filas.
Preço: 19€/kg.
Confeitaria Nacional
·
·
·
·
·
Foi graças à Confeitaria Nacional que o bolo-rei chegou a Lisboa. Corria o ano de 1870 e o dono da pastelaria à época, o Sr. Castanheira, de viagem a Paris, descobriu-o, provou-o e trouxe-o para a cidade. A receita é secretíssima, mas famosa pela massa húmida e pela fruta cristalizada sem corantes.
Preço: 19,90€/kg
Baixa Pombalina
Segundo a opinião de LUGARES COM PATRIMÓNIO - POR ELISABETE SEROL há mais lugares, em Lisboa, onde o Bolo-Rei é REI!
Sugiro, ainda, que o mesmo seja acompanhado de uma belíssimo MOSCATEL DE SETÚBAL by MW - Moscatel World (http://moscatelworld.blogspot.pt/).
JÁ AGORA, UM EXCELENTE ANO PARA TODOS NÓS, UM ANO DOCE E COLORIDO COMO O NOSSO QUERIDO BOLO REI.
Comentários
Enviar um comentário