NOVO NA CIDADE - MUSEU DA CIDADE PASSA A CHAMAR-SE MUSEU DE LISBOA

A partir de amanhã o  MUSEU DA CIDADE  passa a chamar-se MUSEU DE LISBOA.


A Câmara Municipal de Lisboa vai, este sábado, apresentar ao público a nova ideia e conceito de museu da cidade o novo MUSEU DE LISBOA.

Este é composto por cinco núcleos, nomeadamente o Palácio Pimenta, instalações do actual Museu da Cidade, o Teatro Romano, a Casa dos Bicos, o Museu de Santo António e o Torreão Poente do Terreiro do Paço.





 O novo conceito, mais do que um espelho da história da cidade, pretende introduzir uma dinâmica no processo de aprendizagem dessa história. Impondo e permitindo aos visitantes interpretar o que foi, o que é e o que será Lisboa no futuro.






A sede do Museu da Cidade será no Palácio Pimenta, onde através de um programa museológico com um espólio muito vasto e diversificado se traça um percurso cronológico da evolução da cidade, desde a ocupação durante a pré-história até à contemporaneidade.






Em 2014, depois de obras de ampliação foram reabertas as portas do Museu de Santo António. O museu é contíguo à Igreja de Santo António e pretende espelhar através da vertente artística a devoção dos lisboetas ao Santo.






Também em 2104, foi inaugurado, na Casa dos Bicos, um núcleo museológico cujo espólio reproduz, para além da história do local, parte da história da cidade entre o período de ocupação romana e o século XVIII.






A apresentação pública do projecto tem lugar, a par da inauguração da exposição “Varinas de Lisboa”, este sábado, pelas 17h, no Palácio Pimenta.



Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares