Existe um Cantinho de Paraíso entre as Torres do Restelo

Hoje, os Lugares com Património foram, espreitar o sol, a um cantinho de paraíso deixado entre as Torres do Restelo.




















Entramos pela porta que fica paredes meias com as paredes do Cemitério da Ajuda, mas depois de lá estarmos depressa nos enchemos de vida.












Onde anteriormente existiam campos de cultivo e diversos moinhos para fazer a farinha, hoje existem espaços de lazer, onde é possível encontrar a paz suficiente para dormir uma soneca ou desfrutar de um pic nic.
















É predominante o cheiro a pinheiro manso, e apesar de se encontrar em plena cidade, impõe-se o silêncio e o chilrear dos pássaros.









No parque existe um circuito de manutenção que combina com árvores de fruta e um parque infantil que harmoniza o espaço com oliveiras.








Dentro do Parque podemos ainda contar com os serviços do CLUBE DO PARQUE LISBOA.
Um espaço que é, ao mesmo tempo, cafetaria, restaurante, bar, ginásio, lugar de eventos, com esplanada e palco  de espectáculos exterior.












Para acabar em beleza, o parque dispõe de um lago onde habitam patos, peixes, tartarugas e rãs (apesar de só as ter conseguido ouvir).

























Um pouco de história.

Os Moinhos de Santana - Moinho Velho e de Sant?Ana ? foram edificados para as Freiras Dominicanas Irlandesas do Convento do Bom Sucesso, na Serra de Monsanto, em meados do século XVIII, uma época em que cerca de 100 moinhos moíam a farinha que abastecia a cidade. Adquiridos pela Câmara Municipal de Lisboa, os Moinhos de Santana foram reconstruídos em 1964/1965, sob coordenação da Associação Portuguesa Os Amigos dos Moinhos. Em 1997, o Município abriu ao público uma moderna área de lazer e recreio de enquadramento aos Moinhos, os únicos em funcionamento na cidade. O Parque, com 5 ha, faz parte do Parque Florestal de Monsanto, e convida a um piquenique ou apenas a um pequeno descanso. Espaço vocacionado para actividades de educação ambiental e aberto a todas as faixas etárias da população, dispõe de restaurante, parque de merendas, parque infantil com um carrossel, circuito de manutenção, rinque de patinagem, pista de skate, coreto, lago com peixes e tartarugas, cascata, anfiteatro ao ar livre com capacidade para 180 pessoas e um miradouro de onde se pode ver o Tejo desaguar no Atlântico.











Sem dúvida um Lugar com Património a descobrir e desfrutar !


Comentários

Mensagens populares