Forte de S. Filipe, em Setúbal, recebe o Rei com festa de arromba

A chegada do Rei D. Filipe II a Setúbal e a consequente construção de uma fortaleza para a defesa da cidade, fustigada por piratas, são o mote para a reinauguração do Forte de S. Filipe.
O evento, que conta com a reabertura do Monumento Nacional ao público, tem início a 30 de Março e prolonga-se até ao dia 2 de Abril.


O ambiente da época será recriado através da instalação de um povoado rural e de um mercado medieval quem contam com a animação de mais de uma centena de artistas que convidam o público a viajar até ao século XVI.


As aves de rapina e os cães de grande porte darão o ar da sua graça, executando com destreza as ordens dos seus chefes.





Exposições temáticas mostram usos e costumes, na área da agricultura, musica, escrita, iluminura, armas, jogos de tabuleiro e “tortura”.

A vista é soberba, o valor da entrada é simbólico (2.00), há comes e bebes, portanto estão reunidas as condições para se atrever a subir a encosta de Setúbal.


Programa:
A Feira Quinhentista abre ao público no dia 30, às 19h00, altura em que têm início as primeiras animações de rua, a cargo de Kinessis, com malabarismos, teatro e pirofagia, dos Gaiteiros da Bardoada, com música de inspiração medieval e renascentista, e do Grupo de Danças Antigas de Alhos Vedros.
No segundo dia do certame, a 31, a abertura das portas regista-se às 15h00, sendo que, às 15h30, o grupo Agape dá início à animação de rua, dando a vez, às 16h00, ao Kinessis.
O grupo Espada Lusitana conduz, às 17h00, mesas pedagógicas com exposição de armaria e equipamento militar ofensivo e defensivo e, às 19h00, demonstrações de combate apeado.
No intervalo, Diana Falco faz, pelas 18h00, demonstrações de voo livre de aves de rapina.
Os Gaiteiros da Bardoada atuam às 19h30, enquanto, às 20h00, há um espetáculo de danças orientais com inspiração em tabernas, a cargo de Al-Nawar.
O Grupo de Danças Antigas de Alhos Vedros atua às 21h00, com a Espada Lusitana a regressar, às 21h30, para a recriação da ronda pelos baluartes do forte.
O programa deste segundo dia termina com um espetáculo de fogo pelo Kinessis, com início às 22h00, e uma última atuação dos Gaiteiros da Bardoada, a partir das 23h30.
No dia 1 de abril a Feira Quinhentista abre às 13h00. Entre as 15h00 e as 16h30 há jogos medievais para crianças e danças e animações de rua com Agape, ArsLuce, Kinessis e Gilteatro, seguindo-se, às 17h00, as oficinas pedagógicas da Espada Lusitana e, às 18h00, as exibições de aves de rapina da Diana Falco.
Os Recanto apresentam um espetáculo de música de inspiração medieval às 18h30, que antecede nova demonstração, às 19h00, da Espada Lusitana, grupo que regressa, mais uma vez, às 21h30, para a ronda dos baluartes.
A música, a pirofagia e a animação de rua preenchem o restante programa do dia 1, entre as 19h30 e a hora de encerramento, às 23h30, com os Gaiteiros da Bardoada, Al-Nawar, o grupo de danças de Alhos Vedros, Kinessis e Gilteatro.
A programação do derradeiro dia da Feira Quinhentista, 2 de abril, domingo, desenrola-se entre as 13h00 e as 19h30, com as animações a terem início às 15h00 com jogos medievais para crianças.
Animação de rua, malabarismos, aves de rapina e demonstrações de equipamento militar são conduzidas, novamente, por Agape, às 15h30, Kinessis, às 16h00, Gilteatro, às 16h30, Espada Lusitana, às 17h00 e 18h30, e Diana Falco, às 18h00.
Os 13 grupos envolvidos nos espetáculos e nas animações de rua participam, em conjunto, na cerimónia de encerramento da Feira de Quinhentista, com início agendado para as 19h30.
As entradas no certame têm o valor de dois euros por pessoa. Grupos de quatro pagam seis euros e crianças até aos 12 anos têm entrada livre.

Em resultado de um protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Setúbal e o Grupo Pestana, o bar e esplanada vão manter-se, temporariamente, abertos.


Comentários