PRATOS TRADICIONAIS PORTUGUESES (LISBOETAS)

Esta semana, os Lugares com Património iniciaram um projecto de estudo da Gastronomia Portuguesa...e que, como devem de imaginar, dá "água pelas barbas".

Iniciando o percurso na Capital, um lugar onde a antiguidade convive a portas meias com a modernidade, cruzam-se sabores e cheiros de muitas gastronomias.

A cidade vive a gastronomia e as tradições bairristas com fulgor, onde a animação e o petisco, bem regado, andam de braço dado até de madrugada.

Em Junho, mês dedicado aos Santos Populares Portugueses, nos bairros mais antigos da cidade - Alfama, Bairro Alto, Bica e Graça, sente-se o cheiro a sardinha assada no ar.






No Outono e Inverno, o aroma característico é o da castanha assada.

A oferta é variada, incluindo opções que passam pela característica tasca de bairro, o pequeno restaurante típico, os lugares da moda, os sítios com esplanada e vistas deslumbrantes, restaurantes de comida internacional ou luxuosos restaurantes, onde famosos chefs dão asas à imaginação apresentando obras-primas da cozinha contemporânea ou de fusão.
~



A apresentação,dos Pratos Típicos Portugueses (Lisboetas), passa pela sopa rica de peixe, canja ou caldo verde, pasteis ou pataniscas de bacalhau, peixinhos da horta ou croquetes, amêijoas à Bulhão Pato, bacalhau à Brás, à Gomes Sá, assado na brasa, com grão, as sardinhas assadas com pimentos, a petinga ou carapau frito com arroz de tomate, a caldeirada de peixe, o choco frito, os filetes de pescada com arroz de feijão, o bife à Marrare ou à Café, o cozido à Portuguesa, o grão com mão de vaca, a feijoada de carne, de lebre, de marisco, de choco ou de gambas, o coelho à caçador, a jardineira, as iscas com elas, a bifana no pão, a alheira com ovo.





Não sendo uma selecção consensual gostaria de poder contar com a vossa colaboração, no sentido de limar arestas e de não deixar passar em claro alguma iguaria que, de momento, não nos esteja a ocorrer.

Agradecemos, igualmente, a sugestão dos melhores locais para degustar, comer ou devorar toda a panóplia de pratos que sendo nossos integram a lista da famosa Dieta Mediterrânica classificada como Património da Humanidade.

Obrigado e até breve.

Elisabete Serol






Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Portugal Fashion arrancou, este fim-de-semana, em Lisboa

A mensagem das andorinhas portuguesas de Rafael Bordalo Pinheiro

CASTELO DE SÃO JORGE - LISBOA