O Bairro da Ajuda "comvida"






O território que, hoje, pertence à Ajuda foi, na idade média, pertença do reguengo de Algés.
O surgimento da freguesia assenta na construção da Ermida de Nossa Senhora da Ajuda, cuja primeira descrição conhecida data de 1551.
Consta que seria uma pequena ermida, de grande simplicidade arquitectónica, que acomodava cerca de 300 fiéis.
D. Catarina, esposa do rei D. João III, terá, através da construção de uma nova igreja, conseguido a sua elevação à categoria de paróquia.
Com o terramoto de 1755, o local foi escolhido pela Corte para a construção da Barraca Real que, posteriormente, terá dado lugar ao Real Palácio da Ajuda, cuja primeira pedra terá sido lançada em 1795.
A fixação da Família Real na Ajuda terá contribuído para o desenvolvimento da freguesia.














 Locais de Interesse:

1.      Palácio Nacional da Ajuda
















Classificado como monumento nacional (MN), desde 1910, não se cinge apenas à categoria de antiga habitação real e museu de artes decorativas, ocupa, hoje, o lugar de sede de algumas instituições portuguesas ligadas à cultura, nomeadamente a Secretaria de Estado da Cultura e a Direção-Geral do Património Cultural, bem como é, mormente, escolhido como palco de diversas cerimónias protocolares.






O Palácio Nacional da Ajuda é hoje um magnífico museu e o único palácio visitável em Lisboa que ainda conserva, de um modo fidedigno, a disposição e decoração das salas ao gosto do séc. XIX, nomeadamente os aposentos dos monarcas e a sala de trono. Situado no alto da colina da Ajuda, com vista deslumbrante sobre o rio Tejo, o Palácio integra importantes coleções de artes decorativas dos séculos XVIII e XIX: ourivesaria, tapeçaria, mobiliário, vidro e cerâmica, bem como coleções de pintura, gravura, escultura e fotografia.





Mantém, aberta ao público, a Real Biblioteca da Ajuda, que detém um acervo patrimonial de grande importância, com algumas obras manuscritas, nomeadamente o Cancioneiro da Ajuda, o Livro de Traças de Carpintaria ou Da fabrica que falece a cidade de Lisboa, de Francisco d’Holanda.











2.      Torre do Galo da Ajuda

3.    Jardim Botânico da Ajuda


4.      Convento da Boa Hora

5.      Igreja da Memória

6.      Quartel Conde de Lippe

7.      Escola de Equitação


8.      Pátio Alfacinha

9.      Pólo Universitário da Ajuda

Comentários