CRISTO REI PINTA-SE DE VERDE
O Cristo Rei, em Almada, a estátua do Duque da Terceira no Cais do Sodré, em Lisboa e o Palácio Museu Condes de Castro de Guimarães, em Cascais, juntaram-se a outros 125 monumentos mundiais, como o Coliseu de Roma, o London Eye, entre outros, para assinalarem a celebração do dia de São Patrício, o santo padroeiro da Irlanda.
Este é um projecto do Turismo da Irlanda, que dá pelo nome de Global Greening, e que tem como intenção promover o país além fronteiras.
São Patrício foi responsável pela introdução do cristianismo na Irlanda e o dia do santo é o dia nacional dos irlandeses, que há muito vem colorindo de verde a 17 de Março vários locais, incluindo as cataratas de Niagara (do lado norte-americano e do lado canadiano), a Fonte de Cibeles em Madrid, a Alliank Arena em Munique, a Sky Tower em Auckland e o Cristo Redentor no Rio de Janeiro.
O Palácio Museu Condes de Castro de Guimarães, em Cascais, foi mandado construir no século XIX por Jorge O'Neill, descendente dos príncipes de Tyrone e de Glen-Boy, reis da Irlanda.
Esta casa de veraneio, estilo revivalista que conjuga o romantismo, tão em voga à época, com aparência de château medieval, foi vendido, em 1910, aos Condes de Castro Guimarães.
O edifício encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público e aberto ao público para visitas.
Nela, encontram-se impressos alguns elementos de origem irlandesa, como os trevos presentes na porta de ferro forjado e na pintura da Sala dos Trevos.
Comentários
Enviar um comentário