FESTIVAL DA CALDEIRADA DE SETÚBAL







A Caldeirada é uma especialidade gastronómica portuguesa que tem origem nas refeições que os pescadores preparavam a bordo para se retemperarem do esforço da faina, utilizando para a confecção os peixes com menos valor comercial.

Mas, ela há:
A Caldeirada poveira (Póvoa de Varzim) destaca o congro, raia, tamboril, lula, assim como a amêijoa – outrora mais comum quando a Póvoa de Varzim era uma simples praia e que ainda se coloca no fundo do tacho, para evitar que o cozinhado pegue. Dos campos que circundam a cidade aproveitam-se a batata, o tomate, o pimento, a cebola, para misturar na Caldeirada.





Na Caldeirada Nazarena utiliza-se o cação, cantaril, safio, raia, enguias (mas finas), lulas e sardinhas. Das culturas hortícolas vêm os mesmos produtos que em outras regiões do litoral português, ainda que aqui se adicione banha, colorau e malaguetas picantes.





Em Peniche, para além de peixes já referidos, se introduz igualmente o ruivo, cherne, robalo, corvina e há quem ponha também navalheira, dada a considerável apanha da mesma no local.




Na Caldeirada à Algarvia são obrigatórios também, entre outros, a tainha, o pargo, o rascasso (galinha-do-mar). 




Na popular Caldeirada à Fragateiro (com origem nas fragatas do Tejo) adiciona-se aos vários peixes pescados na zona marisco como lagosta, camarão, mexilhão e berbigão.



Na Caldeirada à Setubalense é habitual incluir-se safio, pata-roxa, tamboril (com o fígado), charroco, enguia e raia ou tramelga. Adiciona-se batata, tomate maduro, pimento verde, massa cotovelinhos, cebolas, alhos, azeite, vinho branco, folha de louro, coentros, salsa, hortelã, sal e pimenta.



A preparação da Caldeirada não passa pelo refogado, sendo tudo cozido e pode resultar mais ou menos líquida. Os vários ingredientes são colocados no tacho em camadas, começando pelos mais duros em baixo e os mais moles em cima. Quando a batata estiver cozida, todos os restantes ingredientes também estarão prontos. Tradicionalmente, o tacho onde a Caldeirada é cozinhada é servido à mesa.


Comentários

Mensagens populares