SOPA CARAMELA para todos no Mercado do Pinhal Novo

No Sábado, os Lugares com Património foram a um evento muito original e genuinamente Português, um Concurso de Sopa Caramela.



Estavam 5 a concurso, 3 foram premiadas, nós tivemos direito a prova-las todas, bem regadas com vinhos regionais A.S.L.Tomés, também eles 4, os queijos de Azeitão eram 2, as azeitonas não as contei.








Só posso dizer que dei por muito bem empregue o tempo e o dinheiro,
e vocês se estão com água na boca não perca a Festa da Sopa Caramela que é já este fim-de-semana no Mercado do Pinhal Novo...mas calma, eu já dou mais pormenores.

Vamos lá então perceber o que é a Sopa Caramela...

Tudo começou com José Maria dos Santos, nascido em 1831, formado em Medicina veterinária e transformado num dos maiores e mais importantes agricultores portugueses. Casado com a grande proprietária Maria Cândida Ferreira Braga S. Romão, era detentor da "maior vinha do mundo", na qual empregava permanentemente grade número de mão-de-obra. Os primeiros a chegar vieram da Beira Litoral e do Baixo Mondego e  foram apelidados de CARAMELOS.



Era um Pinhal Novo um local de passagem da "Estrada dos Espanhóis" , da Rota dos "Círios da Atalaia"do Caminho-de-ferro para vários destinos quando José dos Santos decidiu doar um terreno para a construção de uma capela, de um mercado e de uma feira de gado, e assim facilitar a fixação das populações.

Fácil será chegar à confecção da Sopa Caramela que consistia nada mais nada menos do que uma panela colocada ao lume onde deitavam um punhado de feijão, acrescentavam pedaços de batata, cenoura, nabo, couve, massa e pedaços de carne e enchidos...esta seria a base da alimentação destas famílias de trabalhadores e que se mantém por aqueles lados como um importante legado da gastronomia local.

No próximo fim-de-semana no Mercado do Pinhal Novo a festa é dedicada à SOPA CARAMELA e conta com diversos, outros, apontamentos culturais.


Fonte e Programa :

http://www.mercadocaramelo.pt/index.html?








Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares