Os Dias da Música em Belém de 2015, no CCB, sob o tema Luzes,
Câmara…Música, são dedicados à música no cinema.
Foi um pretexto para, através da
Sétima Arte, se fazer uma viagem pela história da música, bem como dar
oportunidade de conhecer novas produções, novos estilos, novos sons.
Entre os dias 24 e 26 de Abril de 2015, vão realizar-se concertos, oficinas,
conferências e a reprodução de filmes. Vão, ainda, entrar em palco artistas de
primeira linha dos panoramas nacional e internacional, jovens intérpretes e até
compositores.
Entre 1926 e 1927, no período de
transição do cinema mudo para o cinema sonoro, a música adquiriu grande
importância, tendo sido escolhido para título do primeiro filme sonoro, O Cantor de Jazz (1927).
Ainda na fase do cinema mudo, a maneira como o vagabundo mais famoso da
Sétima Arte, Charlin Chaplin, se
movimenta ao longo das inúmeras peripécias em que se envolve, faz-nos perceber
como há toda uma coreografia encenada, reveladora da relação quase umbilical
entre o cinema e a música.
A música adquiriu um carácter
fulcral na narrativa, e depressa surgiu um género
específico de música para filmes.
De Bach a Ligeti, passando por Handel,
Vivaldi, Mozart, Beethoven, Schubert, Rossini, Liszt, Chopin, Wagner, Brahms,
Tchaikovsky, Mahler, Richard Strauss ou Samuel Barber, há todo um mundo de
obras apropriadas pela sétima arte para bandas sonoras que ainda hoje estão na
nossa memória.
Phil
Collins, Stevie Wonder, Smashing Pumpkins, Metallica ou The Cure são
alguns exemplos recentes de artistas consagrados que aceitaram o desafio de
construir canções para o cinema, nunca esquecendo o caso de James Bond, a saga que se distingue
também pela canção título, alvo de cobiça dentro da indústria discográfica.
O programa é extenso e variado,
há programas para miúdos e graúdos, há amigos que vão tocar no CCB pela
primeira vez, há muita festa e alegria na festa da música do CCB. Por todas
estas razões não perca esta oportunidade.
Ficam aqui algumas sugestões
Para os mais novos
•
10h, 10h50 (0 aos 2 anos) 11h40, 15h (3 aos 5 anos) Oficina de Música Pátio das Cantigas Inspirado no clássico do
cinema português com o mesmo nome, o Pátio das Cantigas (Oficina de Música) é
um local de encontro, de comédia, de jogos e explorações musicais. com Ana
Bento e Bruno Pinto
•
Sáb. 12h e 16h / Dom. 10h, 12h, 14h e 16h 6 aos 12 anos e famílias Nocnoc,
truztruz... Oficina de
música/sonoplastia Nocnoc, truztruz... Grrrrr, parapapimpamPUM!! a radio
Nocnoc, truztruz está no ar para mais uma aventura musicada em tempo real
pelo nosso estimado publico, presente na cabine de som. Criação e
interpretação Teresa Gentil e Rita Matias Uma encomenda CCB/Fábrica das artes
|
Cinema
•
10H / m/5 anos / 60 minutos dias 22 e 23 (3,20€) / dias 25 e 26 (5€) Cinema Mudo Filipe Raposo piano
Charles Chaplin O Emigrante (1917), A Quimera do Ouro (1925), O Circo (1928),
Tempos Modernos (1936), Luzes da Ribalta (1952) Buster Keaton Sherlock Holmes
Jr. (1924), O Marinheiro de Água Doce (1928) Georges Méliès Viagem à Lua
(1902)
•
15H30 / m/3 anos / 45 minutos / 3,20€ Programação em parceria com o
IndieLisboa – Festival Internacional
de Cinema Independente A Gravata / 9’, animação An Vrombaut (Bélgica,
2014) Paus e Pedras / 4’, animação Isaac King (Canadá, 2014) Minoule / 4’,
animação Nicolas Bianco-Levrin (França, 2014) entre outras...
|
Concertos
Conservatório Regional
de Palmela
/ Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral / Conservatório
Regional da Covilhã / Conservatório de Música de S. José da Guarda Obras de Astor Piazzolla, Carlos Gardel, Shigeru Umebayashi, Yann Tiersen, Ennio Morricone
Academia de Música de
Lagos /
Conservatório de Portimão Joly Braga Santos / Academia de Música de Óbidos /
Conservatório Regional Silva Marques Obras para piano de Isaak Dunayevsky,
Frédèric Chopin, Michael Nyman, Claude-Michel Schonberg, John Williams
Bucha
e Estica Big Band Júnior convida Mário Laginha obras de Duke
Ellington, Ray Henderson, Claus Nymark, João Godinho e Mário Laginha Mário
Laginha piano Big Band Júnior Claus Nymark direção musical
Grandes Clássicos do
Cinema
Temas de Zequinha de Abreu, Richard Rodgers, Luiz Bonfá, Ary Barroso, Maurice
Jarre, Ennio Morricone, Jacques Offenbach, entre outros Camerata Atlântica
Ana Beatriz Manzanilla direção musical Jed Barahal violoncelo / Christina
Margotto piano Abel Cardoso percussão / Arranjos de Frederico Zimmermann
Aranha
Ennio
Morricone, Ry Cooder, Ryuichi Sakamoto, Bob Telson, Carlos Paredes e Bernardo
Sassetti Mário Laginha piano
Tributo a Nino Rota | Quinteto de Richard
Galliano Richard Galliano acordeão / Nicolas Folmer trompete / Gabriele
Mirabassi clarinete / Sylvain Le Provost contrabaixo / Mattia Barbieri
percussões
Os anos dourados de
Hollywood
Erich Wolfgang Korngold Sonata para Violino e Piano em Sol Maior, op.6 John
Williams Fantasia sobre o tema Um Violino no Telhado Bruno Monteiro violino
João Paulo Santos piano
O
Violino no Cinema John Williams Suite Schindler List / C. Debussy A
Rapariga com Cabelos de Linho / D. Shostakovich Romance de Gadfly / Ennio
Morricone Tema Cinema Paradiso / Jules Massenet Meditação de Thaís Fritz
Kreisler Liebeslied / Nigel Hess Suite de Ladies in Lavender Carlos Damas
violino / Jill Lawson piano
As Guitarras
apropriam-se do Cinema L. Beethoven 7.ª Sinfonia: 2.º andamento Mikis Theodorakis
Sirtaki / Ricardo Ribeiro Intersecções* / John Williams Lista de Schindler /
Ennio Morricone Cinema Paradiso / John Williams Marcha imperial, Cantina
band, Main Theme, Yoda’s Theme, Cavatina / Eddie Vedder Rise Quarteto Parnaso
*”Estreia da revisão com projeção de vídeo”
As Canções do Cinema
Francês
Yann Tiersen Comptine d’un autre été l’après-midi; La valse D’Amélie; L’autre
valse d’Amélie / Medley 8 Femmes Mon amour, mon amie; Message personnel; Papa
t’es plus dans le coup / Michel Legrand Je t’atendrai toute ma vie / Boris
Bassiak Le Tourbillon de la Vie / Édith Piaf La Vie en Rose / Joseph Cosma
Les Feuilles Mortes Samuel Lercher Trio Vânia Fernandes voz
Ópera para cinema Handel Lascia Ch’io
Pianga, de Rinaldo / Mozart Marten aller Arten, do Rapto do Serralho /
Donizetti Il Dolce Suono, da Lucia de Lammermoor / Puccini Donde Lieta Usci,
de La Bohème; Un Bel di Vedremo, de Madama Butterfly / Verdi Caro Nome, de
Rigoletto / Bernstein Oh, What a Movie, de Trouble in Tahiti / Verdi È
Strano... Sempre Libera, da Traviatta / Bizet Habanera, da Carmen Alexandra
Bernardo soprano / Bernardo Marques piano Vencedora do Concurso internacional
de Canto Lírico da Fundação Rotária Portuguesa
Wolfgang
Amadeus Mozart Requiem Anna Samuil soprano / Cátia Moreso meio-soprano /
Bruno Ribeiro tenor João de Oliveira baixo Voces Caelestes Sérgio Fontão
direção musical Orquestra
Metropolitana de Lisboa Leonardo Garcia-Alarcón direção musical
GRANDE AUDITÓRIO Erich W. Korngold O
Gavião dos Mares (arr. J. Brubacker) / Richard Addinsell Concerto de Varsóvia
/ Georges Bizet/Franz Waxman Fantasia Carmen para Violino e Orquestra Leonard
Bernstein Três Episódios de Dança de On the Town / Stephen Soundheim Sweeney
Todd: Excertos (versão portuguesa / João Lourenço e Vera Sampayo de Lemos) /
John Williams Marcha Imperial e Tema da Guerra das Estrelas / Tema de Hedwig
de Harry Potter; Marcha de Os Salteadores, de Indiana Jones Orquestra
Sinfónica Portuguesa João Paulo Santos direção musical Giovanni Bellucci
piano / Ilian Gârnet violino Ana Ester Neves soprano / Mário Redondo barítono
Concerto Improviso
Variações
sobre O Padrinho, Casablanca, La Strada, Amélie António Victorino D’Almeida
piano Luiz Avellar piano Paulo Jorge Ferreira acordeão
|
Horários Na
sexta-feira as portas do Grande Auditório abrem 1 hora antes do início do
Concerto de Abertura (A1). Sábado e Domingo, as zonas de acesso às salas de
concerto constituem o Recinto Dias da Música. O acesso será reservado aos
portadores de bilhetes de concerto ou bilhetes de recinto. No sábado o recinto
abre às 13h e no domingo às 12h. Só há lugares marcados no Grande Auditório.
Nas restantes salas, os lugares serão ocupados por ordem de chegada.
Preçário
Concerto
de abertura e de encerramento: 10,50€ outros concertos no Grande Auditório: 9€
/ Galerias 6€ Concerto oj.com: 4€ Pequeno Auditório, Sala Sophia de Mello
Breyner, Sala Almada Negreiros, Sala Fernando Pessoa, Sala Luís de Freitas
Branco: 7€ Sala Amália Rodrigues: 6€ Filmes Sala Aurélio Paz dos Reis: 3,20€ / 5€
Bilhete de Recinto: 4€ No festival não se aplicam descontos e não se aceitam
reservas de bilhetes.Compre os seus bilhetes nos locais habituais ou em
www.ticketline.pt Numeração dos concertos Cada concerto apresenta uma
referência: número + letra. As letras representam o dia do concerto: A >
Sexta-feira, B > Sábado e C > Domingo.Para facilitar a compra, indique os
concertos na bilheteira pela sua numeração.
PROGRAMA COMPLETO AQUI
https://www.ccb.pt/mediaRep/ccb/files/programacao/2015/dias%20musica/DesdobravelDMB15_site.pdf
PROGRAMA COMPLETO AQUI
https://www.ccb.pt/mediaRep/ccb/files/programacao/2015/dias%20musica/DesdobravelDMB15_site.pdf
Comentários
Enviar um comentário