LISBOA DOS 3 SANTOS.

Quem é o Santo Padroeiro da cidade de Lisboa?

Se houvesse um referendo, sem qualquer sombra de dúvida que, quem venceria seria o nosso querido SANTO ANTÓNIO.




O mais popular santo de Lisboa.

No entanto, tal honra cabe a SÃO VICENTE, que por última instância terá retirado o prestígio a SÃO JORGE,  o primeiro santo da reconquista cristã da cidade.





No ano de 1147, quando atracaram no porto de Lisboa, cerca de cento e sessenta navios, os quais transportavam homens de diversas nacionalidades, costumes e línguas, com o objectivo único, de acudir ao pedido de ajuda, feito por D. Afonso Henriques, ainda no decurso do cerco terá o mesmo feito voto, a São Vicente, de mandar edificar uma igreja e mosteiro em sua homenagem, caso ganhasse a cidade ao inimigo.

No dia 21 de Outubro do ano de 1147, renderam-se os Mouros aos Cristãos, em cumprimento da promessa, terá sido lançada a primeira pedra, precisamente, um mês depois.



Não se alheando ao fervor religioso que parte da população do reino dedicava a S. Vicente, bem como ao facto de ser favorável à sua política de conquistas, os favores de um Santo hispânico, decidiu D. Afonso Henriques, nomeá-lo padroeiro da cidade de Lisboa, pelo que terá o regente buscado incessantemente pelas relíquias do santo. No ano de 1173 em ambiente de grandes festejos, chegaram a Lisboa as relíquias de S. Vicente, as quais após breves disputas de poder entre as casas várias casas religiosas de Lisboa, acabaram por ficar depositadas na Sé, cabendo à Igreja de S. Vicente um precioso relicário oferecido por D. Afonso Henriques, o qual continha “algumas tábuas do caixão e um pedaço do «casco» do Santo.”. Em jeito de homenagem foram escolhidos como símbolos apresentados no brasão de armas da cidade, a naus de S. Vicente e acompanhada por dois corvos, uma á proa e outro à popa que, segundo relato de várias testemunhas, terão acompanharam o corpo do Santo na viagem para Lisboa.

Comentários

Mensagens populares