GOD SAVE THE QUEEN

| 20 - 22 Jan

Abertura oficial do Ano Britânico

Do Renascimento aos nossos dias, desde John Dunstable e John Dowland a Harrison Birtwistle, a Abertura Oficial do País Tema percorre várias épocas da história da música britânica em grandes concertos dos agrupamentos residentes da Casa da Música.
O Coro recua precisamente a uma obra emblemática de John Dowland, escrita originalmente em versão instrumental mas transformada por Paul Hillier em música vocal com textos de grandes escritores de língua inglesa.
A suite The Planets de Gustav Holst é também um marco da história musical britânica, com um brilhante número central que deu origem a vários hinos patrióticos.
Com uma paragem no século XVIII para se entoar um outro hino patriótico, Rule, Britannia!, com a ajuda de um coro comunitário, a Orquestra Sinfónica e o Remix partem então à descoberta da música do nosso tempo com a obra do Compositor em Residência 2017, uma enorme referência da música britânica contemporânea que será objecto de uma retrospectiva ao longo do ano: Harrison Birtwistle.
A nova música faz-se ouvir ainda com estreias nacionais resultantes de encomendas da Casa da Música em conjunto com outras instituições.
É o Remix Ensemble que assume a missão de revelar estas novas partituras de Julian Anderson e Rebecca Saunders, neste último caso com a participação da destacada soprano inglesa Juliet Fraser. Benjamin Britten foi uma figura central da cultura britânica, não só como compositor mas também procurando levar a música aos mais jovens.
O Serviço Educativo recupera este desígnio com o espectáculo To Be or Not to Britten.
A primeira narrativa do ano começa com um showcase que traz ao Café Casa da Música as criações de quatro jovens compositores britânicos e inclui uma conferência que analisa o impacto do Brexit na vida musical britânica.
Fonte: http://www.casadamusica.com/pt/ciclos-e-festivais/2017/god-save-the-queen-abertura-oficial-do-ano-britanico/?lang=pt#tab=0

Comentários

Mensagens populares