PORTUGAL AUTÊNTICO

A partir deste ano, qualquer cidadão poderá consignar 0,5% do seu IRS a entidades culturais que estejam inscritas para o efeito. Com esta medida, os contribuintes podem definir que parte dos seus impostos já liquidados será encaminhada para a instituição da sua preferência, sem qualquer pagamento adicional.
No momento da entrega da declaração anual de rendimentos de 2016, basta apenas selecionar a opção e o código da respetiva entidade no espaço respetivo, à semelhança do que já acontece com instituições religiosas e de solidariedade social.
Esta medida é absolutamente gratuita para os contribuintes e, para além de se poder tornar num relevante mecanismo de apoio financeiro para as entidades que dela venham a beneficiar, pretende estimular e otimizar o envolvimento e a proximidade dos cidadãos com a Cultura e com os seus agentes, amadores ou profissionais.
Entidades Beneficiárias
São elegíveis todas as entidades que têm estatuto de utilidade pública e que desenvolvem predominantemente atividades de natureza cultural.
Todas as entidades culturais que cumpram estes dois requisitos e que pretendam beneficiar desta nova medida devem inscrever-se no Ministério da Cultura, solicitando a atribuição do benefício e juntando cópia dos respetivos estatutos e do relatório de atividades referente ao ano anterior.
Em 2017 o prazo de inscrição para as entidades termina dia 31 de janeiro.
As inscrições devem ser realizadas através de e-mail: cultura.irs@gepac.gov.pt.
Para mais informações contacte o Ministério da Cultura/GEPAC - 213 614 500 | 213 614 567
A lista de entidades elegíveis será divulgada até ao final de março.
- See more at: http://www.patrimoniocultural.pt/pt/news/comunicados/contribuir-para-cultura-05-do-irs-pode-ser-destinado-entidades-culturais/#sthash.XOCtwPer.dpuf

Comentários

Mensagens populares