LISBONWEEK CHEGA A ALVALADE DE 10 A 19 DE ABRIL



A LisbonWeek está de volta, esta é a terceira edição, e mais arrojada que nunca. O evento terá lugar, na capital, entre os dias 10 e 19 de Abril.




Depois de 1 ano de pesquisa e estudo, a LisbonWeek vai desvendar-lhe segredos de espaços marcantes da cidade, nomeadamente a Biblioteca Nacional de Portugal, o Jardim do Campo Grande, a Reitoria da Universidade de Lisboa, a Torre do Tombo,o Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, o Museu Bordalo Pinheiro, o Hospital Júlio de Matos, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil ou o Complexo dos Coruchéus.






Sob a curadoria de Ana Tostões, a visita “Lisboa Moderna” conta a história do bairro de Alvalade.






Para os amantes de “Porfírio Pardal Monteiro”, sob a curadoria de João Pardal Monteiro, vai haver uma visita de autocarro que mostrará a sua obra por toda a cidade.






José Sarmento de Matos irá conduzir um passeio comentado, a pé, pelo Jardim do Campo Grande.





Há, ainda, a destacar quatro exposições imperdíveis, todas elas gratuitas e a estreia de uma peça de teatro, no mínimo, original:
- “Porfírio Pardal Monteiro – Arquitecto de Lisboa”, com curadoria de Ana Tostões e João Pardal Monteiro, em exibição na Biblioteca Nacional de Portugal. Tendo como mecenas a Caixa Geral de Depósitos (CGD), esta é uma oportunidade única para saber mais sobre a vida e obra de um dos mais importantes arquitectos do nosso país, já que nenhuma retrospectiva do género se realiza desde 1938; 
- “Encontrar Maria Keil”, uma produção da ACTU que expõe, na Estação de Metro de Alvalade, alguns dos mais notáveis trabalhos de azulejaria da pintora Maria Keil. A sua obra, construída ao longo de oito décadas, revela um percurso multifacetado que mistura ilustração, tapeçaria, cenografia, design gráfico, mobiliário, o que torna Maria Keil numa das artistas portuguesas mais notáveis do século XX;
- “Urban Sketchers”, um olhar diferente sobre o quotidiano de Alvalade, pelas mãos do Grupo Urban Sketchers, que durante Janeiro e Fevereiro irão captar o ambiente, as cores e a vida daquele bairro. Os desenhos estarão expostos na Reitoria da Universidade de Lisboa;
- “Vanguarda”, uma exposição de fotografia que recua até à década de 50 para mostrar o dia-a-dia de Alvalade. As imagens para este regresso ao passado foram disponibilizadas pelo Arquivo Municipal de Lisboa, e podem ser vistas no Centro Comercial Alvalade.
- “E Morreram Felizes Para Sempre”, uma peça de teatro imersivo que decorre num edifício de dois andares no Hospital Júlio de Matos. Este espectáculo, da autoria de Nuno Moreira e direcção de actores de Ana Padrão, permitirá ao visitante interagir com o espaço e descobrir as estórias dentro da história – um cross over entre a tragédia amorosa de Pedro e Inês de Castro e a invenção da lobotomia, por Egas Moniz, proposto para Prémio Nobel (acabaria por ganhar) no primeiro Congresso Internacional de Psicocirurgia, que decorreu neste hospital, em 1948.
A mOstra, uma plataforma que une a comunidade artística, o mercado e o público, terá a sua segunda edição durante o LisbonWeek. Tendo como objectivo promover e divulgar a arte contemporânea, a mOstra apresentará, num espaço alternativo, um conjunto de artistas consagrados e outros emergentes.


O Mercado de Alvalade, por seu lado, receberá a “Feira da Buzina”, organizada em Portugal pela Taiga, uma forma diferente de comprar e vender antiguidades, roupas e acessórios... na bagageira de um carro. Será também neste histórico mercado que se vai realizar uma parceria com o Peixe em Lisboa, que trará chefs internacionais até ao bairro para um momento único de gastronomia.
Nesta edição, as exposições são gratuitas, mas as visitas culturais terão um valor simbólico, para garantir a sustentabilidade e excelência do evento. Os bilhetes podem ser adquiridos através da Ticketline. 
A Exposição “Porfírio Pardal Monteiro – Arquitecto de Lisboa” é gratuita durante a semana inaugural, e ficará patente até 1 de Junho na Biblioteca Nacional de Portugal. Para ver a mostra “Encontrar Maria Keil” é necessário possuir bilhete de acesso ao metro.

Comentários

Mensagens populares