Projeto Contentores regressa hoje ao Museu da Eletricidade em Lisboa

António Bolota, João Seguro e Susana Gaudêncio foram os artistas convidados, por João Pinharanda e Sandro Resende, para transformarem contentores, normalmente dedicados ao transporte internacional de mercadorias, em espaço de arte.





O Projeto Contentores, que usa o formato do contentor como espaço de arte pública para os artistas convidados apresentarem livremente a sua obra, estará pela segunda vez consecutiva no Museu da Eletricidade. 





A nível temático esta solução propicia o abandono dos temas clássicos da arte pública, como os de conteúdo comemorativo, e facilita uma nova incursão pelas poéticas pessoais e temas do quotidiano, abrangendo em alguns casos situações sociais e políticas (new genre public art). 




O projeto CONTENTORES, a que se associam ainda a LISCONT e a Manvia, repete, nesta edição, a sua parceria com a Fundação EDP. O projeto conta já 5 anos de existência tendo conseguido cimentar a sua legitimidade artística e estética redefinindo o conceito e prática da Arte Pública durante este período através da qualidade dos nomes e obras nacionais e internacionais que apresentou.





Hoje em dia, regressar a um suporte de materialidade tão expressiva como a de um contentor, volumes de cor que enchem o campo de visão das nossas cidades, nomeadamente das cidades portuárias como Lisboa, é uma forma de combater a desmaterialização das formas e dos conteúdos, da difusão e partilha de informação e consumo da Arte e da Cultura - não se trata de uma atitude retrógrada nem nostálgica, mas de uma atitude de resistência e reinvenção do quotidiano a que a Fundação EDP com grande agrado se associa.





A exposição, criada no interior de um contentor instalado na Praça do Carvão, em frente ao museu, será inaugurada às 18:30 de hoje, permanecendo patente até 10 de maio.




Comentários

Mensagens populares