TODOS À MOURARIA




Sábado, dia 18 de Abril, é dia de conhecer o Património da Mouraria Cristã.

Conduzido pelo Padre Edgar Clara  vai poder visitar a  Ermida da Senhora da Saúde, o Colégio dos Meninos Órfãos, a Capela da Olarias, o Coleginho e a Igreja de São Cristóvão, entre outros monumentos que se encontram na Mouraria, muitos deles até agora desconhecidos do grande público. 

Entre os monumentos a visitar encontra-se a primeira casa que os jesuítas tiveram no mundo, o Coleginho, onde viveu Simão Rodrigues, companheiro de Santo Inácio de Loyola. 




A visita tem início às 10h30 e a inscrição deve ser feita pelo 218 879 549.

Esta será a primeira de um conjunto várias visitas guiadas previstas para o ano de 2015 no projecto Arte por São Cristóvão (www.arteporsaocristovao.org), que ganhou o Orçamento Participativo de 2014. 




A Igreja de São Cristóvão, terá sobrevivido ao terramoto e aos incêndios que destruíram parte da cidade de Lisboa em 1755. Apresenta-se como um dos edifícios que conserva na sua integridade as características do primeiro Barroco.

Arte por são Cristóvão é um projeto que pretende angariar fundos para recuperar a igreja de São Cristóvão. Uma das maiores joias da cidade de Lisboa, foi construída em 1670 e está revestida em talha dourada e decorada com 35 telas da autoria de Bento Coelho da Silveira (1620-1708).




Fazem parte do projeto várias organizações da Mouraria, contando com o apoio do Orçamento Participativo 2014 da Câmara Municipal de Lisboa, que atribuiu um fundo de 75 mil euros para a realização de eventos que façam uma projeção nacional e internacional do património cultural existente na igreja.



Renovar a Mouraria, Grupo Desportivo da Mouraria, Cozinha Popular da Mouraria, Grupo Gente Nova, Rádio Renascença, Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, EGEAC, Signinum e outras organizações públicas e privadas estão a dar as mãos para salvar este património que se encontra em risco de se perder irremediavelmente.




A igreja, que se encontrava inacessível ao público, abre portas para se mostrar e organiza visitas a partir de abril aos sábados de manhã, com o propósito de dar a conhecer a igreja de São Cristóvão e o seu espólio.




10h > Ermida de Nossa Senhora da Saúde (Martim Moniz), Colégio dos Meninos Órfãos, Capela das Olarias, Coleginho (primeira casa dos jesuítas 1543), Igreja de São Lourenço, Igreja de São Cristóvão

Datas de visitas > 18 Abril / 2 Maio / 16 Maio / 30 Maio / 6 Junho / 20 Junho / 4 Julho / 18 Julho / 8 Agosto / 22 Agosto / 5 Setembro / 19 Setembro




Em Junho, mês das festas de Lisboa e dos arraiais de Santo António, pode juntar-se a esta causa e comer uma bifana, tomar uma bebida, ouvir um fado e contribuir com um donativo que servirá para a
 recuperação da igreja de São Cristóvão.





Com a parceria da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, “Fado na Rua”, artistas da Mouraria e da Escola de Fado do Grupo Desportivo da Mouraria o bairro vai realizar fortes arraiais de Santo António,  Sextas, dias 5, 19 e 26 de Junho, às 21h30 no Adro da Igreja de São Cristóvão.







Sexta-feira, dia 12, noite do arraial de Santo António da cidade de Lisboa.





Comentários

Mensagens populares