Marisco, enguias e choco são os Reis da Carrasqueira - Comporta

Desta vez, os Lugares com Património foram desvendar os segredos de uma aldeia piscatória com uma fama do tamanho do Mundo - A Carrasqueira.







Pois bem, o Cais Palafítico da Carrasqueira é a mais importante atracção turística do concelho de Alcácer do Sal. Uma obra-prima da arquitetura popular, construída nas décadas de 50 e 60, única na Europa.





Consiste numa artimanha pensada para enganar a natureza e transpor a barreira de lodo criada na vazante, construída em estacas e estrados de madeira irregulares e aparentemente frágeis, que servem de embarcadouro aos barcos de pesca que ali acostam.



Em plena Reserva Natural do Estuário do Sado, sob o voo rasante de garças e cegonhas, o labiríntico cais marca a paisagem, transformando-a num cenário quase irreal.


Cada passadiço conduz a um ancoradouro individual, onde as pequenas casas de madeira com telhados de zinco e os barcos ancorados pintam o cenário de cores mais ou menos garridas.


Por entre a calmaria das águas irrompe a azáfama dos homens, que saem e entram no cais com o pescado do dia, os moluscos, os crustáceos e o peixe de onde lhes provêm a subsistência. Dividem tarefas na amanha do peixe, na limpeza e no amanho das redes. 







Em terra mantém pequenas hortas nas traseiras das suas modestas casas. A zona envolvente mantém grandes produções de batata-doce e arroz.





Todo este secular e tradicional modo de viver, da pequena aldeia, e a certeza de encontrar peixe e produtos da terra frescos garantiram à Carrasqueira um lugar de grande procura, especialmente à hora das refeições. Existem, assim, lotas de venda de peixe e diversos restaurantes onde o marisco, a enguia e o choco são Reis.





A área engloba, ainda, uma grande exploração vinícola – a Herdade da Comporta – e faz parte integrante da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, de onde provêm excelentes vinhos para acompanhar a refeição. A pouca distância ficam as fabulosas Praias da Comporta.








Carrasqueira, um lugar cheio de Pura Magia !


Comentários

Mensagens populares