Petiscos à moda antiga - Taberna do Ilhéu

A Taberna do Ilhéu, no Montijo, que conta, já, com 3 gerações da família Ilhéu, não faz lembrar uma taberna antiga, é uma antiga taberna, nascida no lugar onde funcionava um antigo matadouro de suínos.

Localizada perto da Praça de Touros, é provavelmente um dos únicos locais, a funcionar nas redondezas, que faz jus à tradição tauromáquica portuguesa, um autêntico pequeno museu repleto de memórias e muitas histórias para contar.

Houve quem nos disse-se que "ali lhe nasceram e caíram todos os dentes".

Ao primeiro contacto estranha-se, pois é um prédio normal da década de "90" que nada deixa adivinhar o que lhe vai nas entranhas, depois de entrar entranha-se!




Fui assaltada pelas mais remotas lembranças de menina e moça, de quando a minha mãe me mandava à Taberna da Calçada da Boa Hora, comprar um litro de vinho para fazer aquela carne assada no forno. 

Entrando lá, deparava-me com um balcão de mármore, branco e gelado, e por detrás pipas grandes e velhas de onde o "velhote" simpático e vestido de preto tirava o líquido proibido para dentro da garrafa, com o troco pagava o rebuçado.





Chegando à Taberna do Ilhéu a sensação foi a mesma, o balcão, as pipas, o ar pitoresco e os proprietários, a Dona Lídia e o Sr. Lino, para-quedista, simpáticos e acolhedores, uma espaço simples onde nos sentimos verdadeiramente em casa.

Decorada com toneis de vinho e vários símbolos relacionados com a arte dos toiros, as mesas estão suportadas em cima de pipas e as cadeiras, ah as cadeiras, são bancos de madeira de vários tamanhos e estilos, uma autêntica relíquia.

Aberto apenas ao jantar, o seu forte são os petiscos e as carnes, ou não fosse aquela terra de produção animal. A escolha é penosa, pois há que decidir entre torresmos, linguiça, chouriço, farinheira ou morcela assada. Seguem-se os lombos, as espetadas, as plumas, o cachaço, as tiras de porco e depois, ainda, temos de escolher se queremos porco branco ou preto. A sopinnha é caseira como não há igual.

Depois é escolher os vinhos, as cervejas, os digestivos...sim, há sobremesas, algumas regionais, como é o caso do bolo de moscatel...mas eu já não me aventurei.










Contactos







Comentários

Mensagens populares