CENTENÁRIA SUBIDA À GLÓRIA - 12 DE SETEMBRO






A “Subida da Glória” uma famosa corrida de bicicletas que se realiza na Calçada da Glória, uma rampa que liga a Baixa de Lisboa ao Bairro Alto, com 265 metros de cumprimento e uma inclinação de 17%, conta com mais de 100 anos de história.
Já em 1910, no livro sobre A História do Ciclismo Português, se faz referência à subida da Glória, onde José Moura terá conseguido o tempo de 1,23 minutos.


Anos mais tarde, em 1926, a corrida volta a ser notícia e capa de jornais, que mostram a multidão a assistir ao espectáculo da subida, tendo Alfredo Luís Piedade, do Sport Lisboa e Benfica, feito a proeza em 55 segundos.


Pois bem, a festa continua e, desde 2013 que o concurso foi retomado.
Na Subida à Glória de 2013 entre os 150 participantes, profissionais e amadores, tomaram parte na corrida o presidente da Federação de Ciclismo Português e ex-ciclista, Delmino Pereira, o seleccionador nacional José Poeira e o vencedor de 4 Voltas a Portugal Marco Chagas. O vencedor foi Ricardo Marinheiro, Junior vice-Campeão do Mundo de montanha de 2009, com o novo recorde de 39,77 segundos, nas mulheres ganhou a campeã de estrada de Júniores de 2011, Ana Azenha, com 1,06 minutos, seguida de Isabel Caetano.



A subida à Glória volta a realizar-se em 2015, é uma prova aberta à participação de todos, numa das mais emblemáticas rampas de Lisboa.



Para isso basta inscrever-se em:

ORGANIZADOR DA PROVA:
Podium Events, SA
DATA DA PROVA:
12 Set 2015 a 12 Set 2015
SITE OFICIAL DA PROVA:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Portugal Fashion arrancou, este fim-de-semana, em Lisboa

A mensagem das andorinhas portuguesas de Rafael Bordalo Pinheiro

CASTELO DE SÃO JORGE - LISBOA